Plano de operacionalização de visitas

Na sequência do aumento dos números de casos de infeção por COVID-19 no concelho e seguindo as orientações da publicação da informação nº 011/2020 de 11/05/2020 da Direção-Geral da Saúde (DGS), as visitas às ERPIs são, agora, ajustadas. A direção aprovou o presente Plano de Operacionalização de Visitas.

Este plano contém 4 componentes:

  1. Coordenação do plano e das ações
  2. Aspetos Gerais
  3. Aspetos relacionados com a Instituição
  4. Aspetos relacionados com os visitantes

O plano será revisto e atualizado sempre que se verificar necessidade, nomeadamente pela existência de novas recomendações ou imposições por parte das autoridades competentes.

Coordenação do plano e das ações

A coordenação do Plano de Visitas é responsabilidade de José João Gonçalves da Silva, apoiado na sua função pela Diretora Técnica, Sandra Ramos.

Aspetos Gerais

As visitas são marcadas por telefone, sendo a rececionista a responsável da marcação. A Diretora Técnica verifica diariamente as marcações. Na marcação da visita o Plano ou Revisão do Plano de visitas é apresentado, tal como os procedimentos exigidos pela Direção Geral de Saúde:

  • Uso obrigatório de máscara, preferencialmente cirúrgica, para todos os intervenientes (familiar/visita, utente e profissionais) durante todo o tempo de permanência na instituição;
  • Só é permitida a entrada de uma única pessoa dentro do espaço exterior/interior da instituição;
  • Lavar as mão no domicílio antes da visita;
  • Desinfeção das mãos na entrada e saída do espaço de visita;
  • Cumprimento rigoroso do espaço permitido para a visita na porta de vidro exterior do gabinete do Piso -1.
  • Se espirrar ou tossir, reforçar a proteção e tapar a boca e o nariz com o braço sobre a máscara;
  • Não partilhar objetos nem comida;
  • Os familiares/visitas não podem entrar no espaço exterior da instituição se tiverem febre, tosse ou dificuldade respiratória;
  • Sensibilização dos familiares/visitas para resumir os seus contactos pessoais aos membros que coabitam, evitando o contacto físico (beijos, abraços, apertos de mão…) com os mesmos, tal como a desinfeção de pontos críticos no domicílio;
  • Os familiares/visitas ou utentes com contacto com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19 nos últimos 14 dias, não podem realizar ou receber visitas.

A visita é agendada, organizada e registada em impresso próprio (anexos 1 e 2). As visitas podem ser condicionadas às condições estruturais e funcionais da instituição.

Aspetos relacionados com a instituição

A instituição disponibiliza material informativo com acesso no exterior.

A instituição assegura que a cada marcação e no início de cada visita, os seus profissionais informam os familiares / visitas sobre os cuidados obrigatórios a ter.

Se necessário, a instituição disponibiliza produtos para higienização das mãos.

O espaço preparado para as visitas localiza-se no Piso -1, a visita / familiar permanece no espaço exterior do edifício junto à porta de vidro do gabinete exterior junto à receção.

Não é permitido qualquer tipo de contacto físico ou ambiental entre os utentes e as visitas / familiares, a visita tem que ser feita em espaços ambientais estanques / diferentes.

Havendo utentes acamados, não há visitas nos quartos, o contacto faz-se por vídeo chamada.

O espaço exterior (porta / vidro / puxador) é desinfetado e o espaço interior arejado e desinfetado entre todas as visitas.

Aspetos relacionados com os familiares/visitas

As visitas são previamente agendadas e com o tempo limitado a 15 minutos por utente.

As visitas são em número máximo 1 por utente/semana.

Os familiares/visitas só podem trazer artigos de utilização individual passíveis de serem desinfetados, e o mínimo possível. Os alimentos têm que ser mudados de recipiente e também o mínimo possível.

A utilização de máscara é obrigatória, tal como a etiqueta respiratória e a desinfeção das mãos.

Os familiares/visitas apenas apenas utilizam o espaço exterior, não circulando por outros espaços.

Os familiares/visitas que testem positivo a COVID-19 devem informar a autoridade de saúde local, caso tenham visitado a instituição até 48 horas antes do início dos sintomas.

Continuam a ser possíveis, sem prejudicar a visita semanal, as videochamadas ou contactos telefónicos.

Pode ser determinada a suspensão de visitas à instituição por tempo limitado mediante situação epidemológica específica (local ou da instituição).

Recomendações

Para qualquer esclarecimento contacte a Diretora Técnica, Sandra Ramos, pelo número 961 651 652.

Número do SNS24: 808 24 24 24